Bermuda no trabalho pode?

'Por que é que eu nunca fiz isso antes é que não sei', disse André - Facebook/Divulgação
Reprodução/Facebook



   Com a temperatura cada vez mais quente em todo o país, é obvio que reavivemos um velho debate sobre as vestimentas no local de trabalho, será que podemos mudar as roupas de serviço sobre casos especiais? 

Bem, tudo depende, na semana passada o rapaz de saia na foto acima é André Silva, de 41 anos serviu de inspiração para muitos trabalhadores, ao conseguir contornar as regras do prédio em que trabalha no qual lhe impedia de trabalhar de bermuda, e após ser barrado dois dias antes por tentar entrar no seu trabalho com a vestimentas (no qual não é impedido os trabalhadores do sexo feminino de trabalhar de bermuda), ele teve a ousada atitude de ir ao trabalho de saia, aonde não contia uma regra que impedia dos funcionários de ambos os sexos de trabalhar assim no condomínio em que a empresa de que André trabalha. A atitude do trabalhador tomou força nas redes sociais e até um movimento pró bermuda está levantando a bandeira para tornar mais confortável as vestimentas nesse calor intenso que o Brasil vive. 

Mas afinal o que pode ou não pode fazer referente as vestimentas? Segundo a CLT, é de obrigação ao empregador fornecer as roupas de trabalho. E deveria estar escrito no contrato de trabalho se pode usar ou não uma roupa sobre esse calor adverso, porém mesmo não estando a norma escrita a respeito da "obrigação" do uso dos uniformes está implícita no poder organizacional durante toda a sua jornada de trabalho (Art. 4° da CLT), porém cabe a empresa e a sua liderança se pode ou não liberar uma roupa mais comoda aos seus colaboradores. 

Vale ressaltar que as vestimentas é diferente de EPI (Equipamentos de proteção individual) que não pode ser mudado pois pode oferecer riscos ao trabalhador e muitas das vestimentas de trabalho utilizam o conceito de igualdade e padronização de seus funcionários além de proteção no caso de EPI.
Mas no fim quem sabe se correr atrás, pode-se mudar esse quadro, conversar com seu chefe e ver se é viável é o melhor caminho para as mudanças, empresas mais abertas já aderiram a bermuda e assim mantem um luz no fim do túnel, pois o calor dessa luz é quente.


Rodolfo Rodrigues


Comentários

Vagas instagram

Postagens mais visitadas deste blog

Agências de emprego